FARMÁCIA SOLIDÁRIA

FARMÁCIA SOLIDÁRIA

FARMÁCIA SOLIDÁRIA

 

Projeto de Lei n° 016/2021 de autoria do vereador Adriano Horna (Republicanos), que institui no âmbito municipal o Programa Farmácia Solidária – Solidare aprovado por unanimidade na sessão ordinária da Câmara de Vereadores na última segunda- feira (12). O Projeto Farmácia Solidária tem a sua base na doação de medicamentos pela comunidade, consultórios médicos e também da indústria farmacêutica. Após passar por uma triagem técnica responsável, esses medicamentos que poderiam perder a data de validade nas prateleiras ou até mesmo sendo descartados de forma indevida no lixo doméstico, abrindo assim uma possibilidade dos medicamentos serem repassados para pacientes com prescrição médica, que não possuem recursos financeiros. No estado já são 12 municípios que estão com suas farmácias abertas e outros 30 com leis aprovadas.

Na cidade de Farroupilha, onde o projeto iniciou, mais de 18 mil pessoas já foram beneficiadas em 5 anos de trabalho e gerou mais de R$ 3 milhões em economia para os cofres públicos. A iniciativa também fez com que mais de 3 toneladas de medicamentos deixassem de ir para o lixo, causando danos ambientais pelo descarte irregular. A Deputada explica que, o Projeto é muito simples, e que o investimento do Poder Público Municipal é mínimo e os resultados são significativos. “O Solidare é destinado à conscientização, captação, reaproveitamento, dispensação à população, doação ou permita, a instituições públicas e privadas de assistência social, e descarte correto de medicamentos, materiais e equipamentos médico-hospitalares, fórmulas lácteas e produtos de higiene, com o objetivo de auxiliar no tratamento de saúde, por meio do acesso gratuito às doações provenientes da comunidade e de instituições da sociedade civil”, destacou em seu projeto o vereador Adriano.
A reunião foi acompanhada pela deputada Fran Somensi(Republicanos) que fez uso da tribuna, onde falou da simplicidade e alcance do Projeto e também da possibilidade da criação de uma rede nacional.