PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES ÁLVARO SPERB PARTICIPA DE MOBILIZAÇÃO
O Fórum Permanente das Comunidades Terapêuticas do Rio Grande do Sul - FOPECT, realizou uma edição especial, na tarde dessa quarta-feira (28). O encontro realizado no auditório do Ministério Público do RS - MPRS reuniu lideranças, profissionais da saúde e da área psicossocial que atuam em Cts.
O evento é uma realização do comitê gestor composto por Federações (FECTERS; FEBRACT; DESAFIO JOVEM DO BRASIL; FETEB; e CRUZ AZUL) que representam o segmento das Comunidades Terapêuticas.
Essa edição do FOPECT foi alusiva ao Dia Mundial de Combate às Drogas.
O diretor do Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas, Sâmio Falcão Mendes foi o palestrante principal do fórum, mediado pelo presidente da FECTERS Roque Serpa. Na ocasião o representante do Governo Federal apresentou o funcionamento do órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social.
Sâmio disse que visitou a Comunidade fundada a mais de 40 anos pelo padre Haroldo. E comentou que mesmo sem financiamento as entidades sempre desenvolveram um grande serviço. "Com ou sem recursos públicos as entidades já faziam um bom trabalho e vão continuar existindo", comentou.
Para Sâmio o desafio é manter o financiamento de vagas sociais através do convênio com o Governo Federal. E assim continuar atendendo dependentes químicos através do acolhimento em CTs.
Além do presidente da FECTERS Roque Serpa, participaram do FOPECT, o procurador do MPRS Gilmar Bortolotto; o presidente da CONFENACT Edson Costa; o deputado estadual Delegado Rodrigo Zucco (líder da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Terapêuticas do RS; a diretora do DEPAD delegada Viviane; a vice-presidente do CONED Paulini Wegner; o representante do Desafio Jovem do Brasil, Tanael; a representante da FEBRACT irmã Elaine; o presidente da Câmara Municipal de Encruzilhada do Sul vereador Álvaro Sperb; o presidente de honra da FECTERS Dario Stein; o ex-ministro Ronaldo Nogueira; e a assessora da Frente Parlamentar em Defesa das CTs Marli Serpa; dentre outras autoridades e lideranças.
“Me senti muito honrado e grato pelo convite para participar deste movimento tão importante, no Dia Mundial de Combate às Drogas, juntos somos mais fortes.” Disse o presidente da Câmara de Vereadores de Encruzilhada do Sul, Álvaro Sperb.
O Fórum contou ainda com apresentações musicais e depoimentos de ex-acolhidos que superaram o vício através do programa terapêutico em CTs.
Fonte: Jornalista Paulo Barcelos